Em março de 2012 tivemos a oportunidade de receber em nossa cidade alguns atores e atrizes do filme Renúncia, gravado pela Assembleia de Deus na cidade de Imperatriz-MA e que durante seu lançamento o longa metragem me chamou bastante atenção na frase: “Suas Escolhas Definem Seu Futuro”.

Diante das escolhas que definem seu futuro, quero me ater à decisão tomada pelos nossos primeiros pais, Adão e Eva, em desobedecerem a ordem de Deus quando no Jardim do Éden comeram do fruto de uma árvore que o Senhor havia estabelecido que não comessem, conforme Gênesis 2. 16 e 17 E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

A decisão de Adão e Eva em pecar contra Deus comprometeu toda a humanidade, em Romanos 5.12 a Bíblia relata claramente essa situação: “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram”. Na Teologia, a palavra pecado significa transgressão deliberada e consciente das leis estabelecidas por Deus, no sentido simplificado, ERRAR O ALVO.

O apóstolo Paulo escrevendo sua epístola aos Romanos no capítulo 3 e o versículo 23, declara que toda a humanidade pecou ficando afastada de Deus, “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” e no versículo 23 do capítulo 6, afirma que os que vivem no pecado terão sua recompensa, a saber, a morte (separação de Deus espiritualmente e eterna) “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor”. Assim como o trabalhador recebe como recompensa pelo trabalho o seu salário, o pecador que não se arrepender de suas transgressões confessando-as a Cristo, receberá como paga e recompensa da parte de Deus, a morte. Porém, quando aceitamos o sacrifício de Jesus na cruz e procuramos obedecer a Sua Palavra, recebemos da parte de Deus o dom que ele prometeu através de Cristo, a vida eterna, ou seja, uma vida para sempre de completo gozo na presença do Senhor.

Vejamos algumas trágicas consequências que o pecado trouxe depois da queda do homem,
uma escolha que veio definir o futuro da humanidade:
1. O homem teve conhecimento do mal - Gênesis 3.22 “Então, disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, pois, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente”;
2. Foi expulso de dentro do melhor lugar do mundo, o Éden (lugar de delícias) - Gênesis 3.23 e 24 “o SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra, de que fora tomado. E, havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida”.
3. Ficou separado de Deus - Romanos 3.23 “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”;
4. O espírito do homem ficou em estado de morte espiritual - Colossenses 2.13 “E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas”;
5. A perversão da natureza moral - Romanos 1.27 “E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro”;
6. O corpo ficou sujeito a enfermidades - Isaías 53.4 “Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido”.
7. Tornou-se escravo do pecado e de Satanás - João 8.44 “Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira”;

Só há uma maneira de o homem reverter a situação em que vive (saindo debaixo do castigo que Deus já determinou para os filhos da desobediência), é entregando sua vida ao Senhor Jesus e aceitando a Ele como o Seu único e suficiente Salvador. Em João 3.16 está o resumo da missão de Jesus na terra: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

Se você já fez sua decisão, continue firme servindo ao Senhor, não o abandone, em Apocalipse 3.21 ele tem a promessa para os que permanecerem até o fim: “Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono”. Mas se você ainda não fez a aliança com Cristo e deseja entregar a sua vida a Jesus agora mesmo, faça esta oração e depois procure uma igreja evangélica mais próxima de sua casa:

MEU DEUS, SOU PECADOR.  ARREPENDO-ME DOS MEUS PECADOS.  COM TUA AJUDA ESTOU DISPOSTO A MUDAR A MINHA FORMA DE VIVER.  SEI QUE NÃO POSSO FAZER ISSO SOZINHO, POR ISSO NECESSITO DA SUA AJUDA, SENHOR.  DESEJO SERVI-LO E SEGUI-LO E PEÇO ISSO EM NOME DE JESUS CRISTO. AMÉM.

Espero ter ajudado e lembre-se: sua escolha no presente definirá o seu futuro (com ou sem Deus). Que Deus o abençoe!

(*) Pr. Deuramar Ribeiro Leite, é
Co-Pastor da IEADA, Bacharel em Teologia,
Professor do CETEMAD, Membro do Conselho de Pastores e
Assessor de Comunicação da Igreja Assembleia de Deus-CIADSETA
em Araguatins-TO.